Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | EntrarRSS Feed  |   | 

Facebook Twitter Google+ email email

Anunciar Empresa
Após 40 anos, bairro de Ribas será asfaltado por meio da parceria com o Governo

Após 40 anos, bairro de Ribas será asfaltado por meio da parceria com o Governo

Bairro São Sebastião, um dos bairros mais antigos de Ribas do Rio Pardo, irá receber pavimentação asfáltica por meio da parceria
Tradicional ornamentação da festa de Corpus Christi em Ribas do Rio Pardo reuniu mais de 500 pessoas

Tradicional ornamentação da festa de Corpus Christi em Ribas do Rio Pardo reuniu mais de 500 pessoas

Tradicional ornamentação da festa de Corpus Christi em Ribas do Rio Pardo reuniu mais de 500 pessoas Tapete foi montado na Av. Nelson Lirio e
Mulher joga bebê do décimo andar de prédio em chamas e homem consegue pegar

Mulher joga bebê do décimo andar de prédio em chamas e homem consegue pegar

Um incêndio, que se estendeu por toda a madrugada, destruiu um prédio residencial de 24 andares em Londres, nesta quarta-feira
Incêndio atinge prédio de 24 andares e deixa 6 mortos em Londres

Incêndio atinge prédio de 24 andares e deixa 6 mortos em Londres

74 ficaram pessoas ficaram feridas no incêndio que atingiu a torre Grenfell, no oeste da cidade. Bombeiros descartaram risco de
Ribas do Rio Pardo: Flores, uma ótima opção de presente, confira

Ribas do Rio Pardo: Flores, uma ótima opção de presente, confira

Dia dos namorados merecem flores Para presentear sua namorada a melhor opção é oferecer um presente que com certeza vai agrada-la
Domingo amanhece gelado com geada em várias partes da cidade

Domingo amanhece gelado com geada em várias partes da cidade

Quando a temperatura do ar de uma região cai abaixo do ponto de congelamento da água (0° C), pode ocorrer
Centenas de pessoas amanhecem na fila para receber o FGTS em Ribas do Rio Pardo

Centenas de pessoas amanhecem na fila para receber o FGTS em Ribas do Rio Pardo

Saques do FGTS começaram hoje para nascidos em setembro, outubro e novembro Começa neste sábado (10),  a quarta fase de saques
Conheça em Ribas do Rio Pardo a Boutique Rosa Biju

Conheça em Ribas do Rio Pardo a Boutique Rosa Biju

Dá-se o nome de bijuterias as mercadorias que são produzidas com metais e pedras preciosas de baixo valor econômico que

Doença misteriosa que causa urina escura é pesquisada em SP, RJ e EUA


vacina-piramidal-net
Esta postagem foi publicada em 11 de janeiro de 2017 Notícias Barra Lateral, Saúde, Surreal.

Quase um mês após o registro do primeiro caso, a chamada “doença misteriosa” ainda intriga os órgãos de saúde do estado e da prefeitura. Sem resultados concretos, amostras de sangue, fezes e urina de pacientes com sintomas suspeitos foram enviadas para análise na Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e a um laboratório do Alabama, nos Estados Unidos (EUA).

O consumo de peixe foi apontado em menos da metade dos casos suspeitos - Foto: Luciano da Matta | Ag. A TARDE | 20.12.16

Não há previsão de quando os resultados da investigação ficarão prontos. Enquanto isso, o número de pessoas que apresentaram os sintomas da enfermidade – dores musculares intensas súbitas no pescoço e tórax e urina escura –  saltou, na última semana, de 30 para 52 novos casos. Os registros foram feitos em Salvador (50), Lauro de Freitas (1) e Vera Cruz (1).

A expectativa das secretarias da Saúde do Estado (Sesab) e do Município (SMS) é que os laudos dos exames realizados fora da Bahia consigam apontar alguma pista sobre a causa da doença, pois as análises realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz (Lacen), não apontaram anormalidades.

Parte das estudos foi financiada pelo Governo do Estado e, outra, por intermédio do Ministério da Saúde (MS). A assessoria da Sesab não soube informar os custos da análises.

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica da Sesab (Divep), Maria Aparecida Araújo, até que os resultados fiquem prontos, a doença continua sendo uma incógnita para os profissionais da saúde e médicos do estado. Por isso, segundo ela, postos e hospitais  estão redobrando a atenção para a entrada de pacientes com qualquer um dos sintomas suspeitos.

Assim que detectada a suspeita, o paciente é submetido a uma entrevista

Maria Aparecida Araújo, Divep

“Assim que detectada a  suspeita, seja numa unidade pública ou particular, os profissionais estão sendo orientados a realizar uma entrevista ampla com o paciente, que vai desde questionamento sobre os sintomas, até onde a pessoa esteve, dentre outras questões. A intenção é encontrar pistas”, afirmou.

Investigação

Além do estudo do material enviado para fora do estado, também estão sendo realizadas pesquisas na água consumida por alguns pacientes. O propósito, segundo a diretora de Vigilância à Saúde da SMS, Gerusa Moraes, é descartar qualquer tipo de suspeita. “Estamos esperando e, enquanto isso, estamos realizando reuniões para averiguar caso a caso”, disse.

Além dos registros dos pacientes que estão dando entrada nos postos com os sintomas da doença, a SMS tem buscado, de acordo com Gerusa, pessoas que apresentaram dores musculares súbitas e ocorrência de urina escura e que não procuraram atendimento médico em unidades de saúdes do estado.

“Estamos realizando uma busca para identificar pessoas que foram acometidas pela doença mas que tiveram resolução tão rápida e sequer procuraram atendimento.  Essa é, também, uma das características da doença. Do mesmo jeito que aparece de forma abrupta, também some rapidamente, em alguns casos”.

Óbito ligado à patologia

Na última semana, foi registrado o primeiro óbito relacionado à “doença misteriosa”. O caso aconteceu em Vera Cruz, em Itaparica. O nome e a idade do paciente não foram divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

A Vigilância Epidemiológica da Sesab informou que a doença “apenas agravou o estado de saúde da pessoa, que já apresentava outras comorbidades, como hipertensão”.

Nos registros da Divep, constam informações dadas por familiares do paciente, que relataram aos médicos que os sintomas apareceram após ele ter comido peixe assado em uma barraca de praia, na Ilha de Itaparica. Não há detalhes sobre o tipo de peixe ingerido.

52

casos foram contabilizados pelas secretarias da Saúde do Estado e do Município em quase um mês. Até o último dia 6 de janeiro, foram registrados 50 casos em Salvador, um em Lauro de Freitas e um em Vera Cruz

“O óbito não foi causado pela doença. Não podemos associar diretamente os sintomas à morte do paciente. Provavelmente ele teve o estado de saúde agravado pelos sintomas da doença”, afirmou a diretora da Divep, Maria Aparecida Araújo.

Consumo de peixes

Apesar de ter sido um dos materiais enviados para análise fora do estado, ainda não há confirmação sobre a relação da “doença misteriosa” com a ingestão de pescados. De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde da SMS, Gerusa Moraes, em menos da metade dos casos suspeitos foi apontado o consumo do alimento.

“No início, as pessoas relataram o consumo de peixes e associaram ao aparecimento dos sintomas. Agora, não há mais a associação. Não queremos relacionar a doença à contaminação alimentar através do consumo de peixes. Por outro lado, não podemos descartar nenhuma hipótese. É cedo para apontar qualquer causa e também para descartar. Vamos aguardar o resultado das análises que estão sendo realizadas”, afirmou.

Fonte: Bahia Notícia


74 Visualizações

Notícias em Destaque



Publicidades

Tweater

-